Av 2 - Linguagens e Técnicas de Programação I
Questão 1: A memória pode ser entendida como uma sequência de células nas quais se podem armazenar um valor correspondente a um dado, onde cada tipo de dados ocupa um determinado espaço na memória.
Tabela 01: variáveis / Tipos de dados

Na definição acima a variável caractere foi definida para ocupar 10 bytes de memória. Veja o exemplo apresentado na tabela abaixo onde a variável NOME de 10 bytes ocupa do endereço inicial (zero) até a posição nove.
Tabela 02: exemplo – memória / tipos de dados

Sabendo que a variável NOME irá ocupar 10 byte (endereços de 0 a 9) assinale a alternativa que contém o endereço inicial das variáveis IDADE, SALARIO, TEM_FILHOS (veja o tamanho que ocupa cada tipo na tabela 01).
1 - IDADE -> posição inicial ( 10 ), SALARIO -> posição inicial ( 13 ), TEM_FILHOS -> posição inicial ( 16 )
2 - IDADE -> posição inicial ( 10 ), SALARIO -> posição inicial ( 12 ), TEM_FILHOS -> posição inicial ( 15 )
3 - IDADE -> posição inicial ( 10 ), SALARIO -> posição inicial ( 12 ), TEM_FILHOS -> posição inicial ( 16 )
4 - IDADE -> posição inicial ( 11 ), SALARIO -> posição inicial ( 12 ), TEM_FILHOS -> posição inicial ( 16 )
5 - IDADE -> posição inicial (11 ), SALARIO -> posição inicial ( 13 ), TEM_FILHOS -> posição inicial ( 15 )
Resposta
1 - IDADE -> posição inicial ( 10 ), SALARIO -> posição inicial ( 12 ), TEM_FILHOS -> posição inicial ( 16 )
Questão 2: Determine o resultado lógico das expressões abaixo, assinalando se são verdadeiras ou falsas. Considere os seguintes valores para as variáveis: X = 2 , A=3 , B=4 , C=6 , D=7, NOME=”MARIA”.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V(verdadeiro) e F (Falso)
1 - V, F, V, F, V, V, V, V, F, V
2 - V, F, F, V, V, V, V, V, F, V
3 - V, F, F, V, V, V, F, V, F, V
4 - V, F, F, V, F, F, V, V, F, V
5 - V, F, V, V, F, F, V, V, F, V
Resposta
2 - V, F, F, V, V, V, V, V, F, V
Questão 3: (Fonte: Programador e Web Designer – Concurso público PRODAM – Processamento de dados da Amazonia. Questão 23). Analise o seguinte trecho de algoritmo Adaptado para o Visualg (faça a simulação usando teste de mesa).

Considerando que antes de rodar o trecho de algoritmo, as variáveis estejam com os valores A= 5, X = 2 e Y = 2 gravados em memória, após correr o trecho de código, os valores das variáveis A, X , Y impressos na linha escreva(A, X, Y) serão respectivamente:
1 - 5, 6 e 2
2 - 5, 2 e 2
3 - 5, 6 e 1
4 - 5, 2 e 6
5 - 5, 2 e 0
Resposta
4 - 5, 2 e 6
Questão 4: Em relação as estruturas repetição :
I - Para ... faça
II - Enquanto ... faça
III - Faça ... Enquanto
IV - Repita ... até
Assinale apenas a alternativa que contém SOMENTE as estruturas de repetição do ambiente VisuAlg:
1 - I, II, III
2 - I, II, IV
3 - II, III, IV
4 - II, IV
5 - III, IV
Resposta
2 - I, II, IV
Questão 5: Analise os itens abaixo (alguns são verdadeiros (V) e outros são falsos (F). Analise cada item e assinale a alternativa que contém RESPECTIVAMENTE a resposta de cada um dos itens:
1) Cada "Função" ou "Procedimento" pode utilizar variáveis definidas de forma interna e estas variáveis são denominadas como local.
2) Na programação modular NÃO é possível fazer uso de subrotinas (também conhecido com como subprogramas)
3) Ao chamar um módulo (sub-rotina é possível enviar informações através de parâmetros)
4) Uma função é um programa que retorna valor.
5) Procedimento é um subprograma que NÃO retorna nenhum valor.
6) Uma variável global é reconhecida somente dentro de blocos de código denominado como função, não sendo visível dentro dos blocos definidos como procedimento.
Assinale a alternativa que contém a resposta (V) – verdadeiro e (F) – falso referentes a cada item:
1 - 1 – V, 2 – F, 3 – F, 4 – V, 5 – V, 6 – F
2 - 1 – V, 2 – V, 3 – V, 4 – F, 5 – V, 6 – F
3 - 1 – V, 2 – F, 3 – V, 4 – V, 5 – V, 6 – F
4 - 1 – V, 2 – V, 3 – V, 4 – V, 5 – V, 6 – F
5 - Nenhuma das anteriores
Resposta
3 - 1 – V, 2 – F, 3 – V, 4 – V, 5 – V, 6 – F
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